Se você atua como gestor de condomínio, sabe que, ainda mais diante da crise em que vivemos no país, a pressão para a otimização dos recursos financeiros é crescente.
É cada vez mais necessário maximizar o uso racional da verba disponível. Ao mesmo tempo, é preciso cuidar da qualidade dos serviços.
As pessoas que gerenciam equipes — seja em empresas, ONGs, entidades estatais, condomínios residenciais ou comerciais — precisam lidar com conceitos como flexibilização, dinamismo e inovação.
Isso porque essas palavras-chave podem significar a melhoria da produtividade. Representam a devida alocação de recursos humanos, materiais e financeiros, de certo modo sempre escassos.
E são fatores cruciais para a sobrevivência de qualquer empreendimento empresarial ou residencial, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.
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E, nesse quesito, a maximização do uso dos recursos financeiros sem perda ou com eventual ganho na qualidade de serviços, a terceirização (ou gestão de facilities) está cada vez mais em voga, ganhando espaço entre as melhores soluções de gerenciamento de equipes.
Neste artigo vamos falar mais sobre terceirização. Em específico sobre os ganhos financeiros que esse recurso de gestão de recursos humanos propicia.
Se você se interessa pelo assunto, ou por temas que se relacionem à gestão de condomínios, visite nossa página BLOG — clique aqui —, com nossos artigos.
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Observação: aqui, na seção de artigos da Interport, você se atualiza de forma clara e objetiva sobre terceirização e gestão de facilities.
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Por que a terceirização reduz custos?
O primeiro aspecto a se apontar quanto às vantagens da gestão de facilities é que esse modo de gerenciamento de equipes possibilita melhorias na qualidade da prestação dos serviços, visto que permite aumento da eficiência geral e a otimização do tempo dos profissionais.
Outro fator é que, caso você mantenha uma equipe totalmente própria em seu condomínio, todos os custos relacionados a ela são de sua responsabilidade, o que vai lhe gerar gastos financeiros e de tempo.
Se você gerencia diretamente toda a equipe, é inevitável ter que lidar com os custos que envolvem todas as ferramentas utilizadas, os treinamentos, além da gerência dos processos envolvidos na contratação, burocracia, compras, escalonamento de horários, alimentação etc.
Também fica a cargo do administrador do condomínio uma variedade de gastos esporádicos (algumas vezes imprevisíveis), com contratações urgentes de profissionais para fazer a substituição de algum funcionário faltante.
Com a implantação da gestão de facilities, a empresa fornecedora assume contratualmente essas responsabilidades. Essa transferência de responsabilidade — acordada em contrato — permite outra vantagem de grande valor no gerenciamento de qualquer empreendimento: o custo fixo mensal.
Ou seja, a partir do momento em que toda a equipe ou parte dela passa a ser terceirizada, muitos custos, além de potencialmente reduzidos, passam a ser fixos, e firmados em contrato.
Desse modo, a gerência dos recursos financeiros somente tem a ganhar.
Além disso, como ganho paralelo, a terceirização libera parte do tempo do administrador do condomínio. Com esse tempo disponível, ele pode se concentrar melhor nas responsabilidades mais importantes que seu cargo exige, como um melhor gerenciamento dos custos gerais, permitindo então outros ganhos financeiros paralelos.
Na prática, como se reduz custos com a terceirização?
Com a implantação da gestão de facilities, um condomínio obtém ganhos em diversas frentes, como o relativo à economia de gastos com rescisões (multas, pagamentos diversos, burocracia) e à busca de novos profissionais para a equipe em caso de substituições, além de não ter mais que arcar com gastos de substituição de profissional em férias ou que venha a faltar ao trabalho.
Desse modo, o passivo trabalhista tende a se reduzir consideravelmente.
Além disso, com a contratação de uma empresa de terceirização competente, os profissionais atuantes no condomínio poderão ter maior produtividade no dia a dia, já que são devidamente treinados.
Outro ganho é na eliminação ou redução da estrutura de recursos humanos.
Com a gestão de facilities, diversas rotinas de contratações e demissões, gerenciamento de folha de pagamento, controle de benefícios e aspectos relacionado à segurança do trabalho ficam a cargo do fornecedor.
Uma dúvida: quais serviços posso terceirizar em meu condomínio?
Em nosso artigo anterior sobre gestão de facilities, “O que devo saber antes de pensar em terceirizar serviços no condomínio” – clique aqui e leia –, tratamos das dúvidas iniciais relativas ao tema. Sugerimos a leitura do artigo antes de dar os primeiros passos em terceirização.
Em específico quanto aos serviços que podem ser terceirizados, devemos lembrar que cada caso é um caso. Quem poderá lhe ajudar nessas definições será a empresa contratada.
Mas, de um modo geral, podemos dizer que são passíveis de terceirização quase todas as tarefas padronizadas (além de serviços pontuais, ocasionalmente necessários). Podemos citar os serviços de conservação e limpeza, serviços de apoio (manutenções e consertos), jardinagem e manutenção geral das áreas verdes, manutenção da estrutura predial do condomínio, recepção e portaria.
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Como dissemos, essas são as áreas potencialmente terceirizáveis. O ideal é que se contrate uma empresa fornecedora de gestão de facilities confiável, que venha a se tornar parceria de longa data do condomínio.
Afinal, são muitas as variáveis e um projeto exclusivo, focado em suas necessidades, precisa ser devidamente desenvolvido.
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Se você quiser falar sobre facilities sem compromisso, chame a Interport. Um de nossos consultores irá até seu condomínio para avaliar suas necessidades.
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