Os serviços de delivery no Brasil, em 2020, aumentaram mais de 50%, não só em razão da pandemia da Covid-19, mas também pelas comodidades que proporciona. E não só isso: as entregas de encomendas, delivery em condomínios, e correspondências também tem mostrado aumentos significativos, muitas vezes sendo a única maneira de adquirir um produto ou serviço.

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Em condomínios residenciais, uma das grandes dúvidas dos síndicos e moradores é saber como agir em situações em que se faz necessário receber delivery em condomínios e outros entregas através da portaria remota.

Como primeiro passo, é fundamental definir regras para serviços em delivery em condomínios. Pode parecer óbvio, mas essa é a primeira medida que um síndico deve tomar para sua própria segurança.

As leis sobre o assunto não trazem orientações sobre como lidar com os serviços de delivery em condomínios. Mas, conforme a Lei Federal 6.5387, art. 22, “os responsáveis pelos edifícios, sejam os administradores, os gerentes, os porteiros, zeladores ou empregados, são credenciados a receber objetos de correspondência endereçados a qualquer de suas unidades, respondendo pelo seu extravio ou violação”.

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Como a Portaria Remota proporciona segurança em serviços de delivery em condomínios?

 

Especialistas em segurança condominial entendem que é melhor não permitir a entrada de entregadores. Outros permitem em casos excepcionais e mediante cadastro interno do entregador. Há, ainda, condomínios com funcionário exclusivo para recepcionar entregas na portaria e levá-las até a unidade particular.

Independentemente das regras definidas pelos moradores, o controle de acesso é uma prática importante de segurança para condomínios e a portaria remota, como uma tecnologia essencial de modernização, traz facilidade para isso.

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Controle de acesso e monitoramento de imagens completo com eficiência e mais segurança

Com a portaria remota é possível ter o controle e monitoramento de tudo o que acontece nas dependências de uso comum do condomínio. Entrada e saída de pessoas, recebimento e entregas de encomendas, tudo pode ser controlado à distância pela central de monitoramento de modo eficiente, sem expor colaboradores ao risco real de violência ou ameaça com intuito de invasão.

Recebimento de entregas e outras encomendas

Ao chegar no condomínio, o entregador aciona, pelo interfone, a central de atendimento da portaria remota, pois não lhe é possível entrar em contato com as unidades.

Ao ser atendido, ele se identifica e informa os dados do morador ao qual se destina a encomenda. Cabe então ao atendente entrar em contato com o condômino e solicitar sua ida à portaria para retirar o produto. Dessa forma, não há necessidade de entrada de pessoas externas. No caso de entregas de gás e água, pode ser adotado o mesmo procedimento.

Vale lembrar que, para o caso de entregas de comida e outros produtos menores, o ideal seria a instalação de um passa-volume para evitar qualquer possibilidade de imprevisto devido à abertura de portas externas.

Outras correspondências e mercadorias devem ser recebidas, conferidas e distribuídas pelo zelador em condomínios com portaria remota. Interessante lembrar que já há soluções no mercado de armários inteligentes, facilitando a rotina dos condôminos, não sendo mais necessário depender do zelador para retirar sua encomenda.

Com a portaria remota, falhas técnicas são rapidamente resolvidas

A portaria remota é uma das tecnologias inovadoras disponíveis para condomínios não só por oferecer um serviço eficiente e seguro, mas por também ser fácil de controlar seu funcionamento. Se, em qualquer momento, algum dos dispositivos apresentar falhas, seu próprio sistema aciona a empresa responsável para enviar então um técnico e fazer a manutenção corretiva do sistema.

Leia também: Como funciona a Portaria Remota


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