11 3349-3380 | 2366-3380

Cada vez mais popular, a Segurança Patrimonial cresce visivelmente no país. Seu objetivo é oferecer prevenção sistemática ao patrimônio físico e aos moradores e trabalhadores de uma edificação.

traço-para-destaque-1

De umas décadas para cá, a paisagem urbana sofreu fortes mudanças. Entre essas mudanças, uma que chama a atenção é quanto à proteção física visível das edificações em geral.

Os antigos muros e portões baixos foram substituídos por outros bem mais altos, às vezes incrementados no topo por cercas farpadas ou elétricas.

Câmeras de vigilância, sensores diversos e painéis de acesso completam a nova paisagem urbana, tornando-se, assim, hoje bastante conhecidos pelo público.

…..

Neste artigo vamos apresentar o conceito de Segurança Patrimonial e sua implicação no dia a dia na segurança de edificações.

Leia-o até o final para ficar por dentro desse recurso de segurança que cresce a cada dia no país. E descubra se ele pode ser útil para o local em que você vive ou trabalha.

…..

Observação: aqui, na seção de artigos da Interport, você se atualiza de forma clara e objetiva sobre segurança patrimonial e assuntos afins.]

Cadastre seu e-mail no final desta página e receba nossa newsletter. Assim você será avisado sobre novos artigos publicados.


O conceito

De modo geral, podemos conceituar Segurança Perimetral como sendo a soma de recursos de prevenção de ameaças visando a proteção patrimonial de edificações empresariais, condominiais e residenciais.

Esses recursos devem atuar de modo integrado, inteligente e estratégico.

Cada local possui suas particularidades, e os recursos usados só vão funcionar de modo satisfatório se houver um projeto elaborado previamente que leve em consideração as necessidades únicas da edificação.

Afinal são muitos os recursos que precisam funcionar integrados, que vão desde sistemas de controle de portaria a sistemas antifurto.

…..

Um sistema que visa a proteção do local e das pessoas

A Segurança Perimetral busca salvaguardar o patrimônio e proteger as pessoas do local de danos materiais intencionais (roubos, furtos e depredações) e acidentais (incêndios, agressões de causas naturais etc.).

Também deve, em ambientes empresariais, proteger a corporação de ações delituosas que causem prejuízos financeiros, como sabotagens, espionagens, furto de equipamentos e informações.

Portanto, a Segurança Perimetral se ocupa em proteger, além das pessoas do local, os bens materiais tangíveis e intangíveis de qualquer edificação, seja ela residencial ou empresarial.

…..

Para cada caso, uma solução

Um sistema adequado de Segurança Perimetral vai cuidar da prevenção de ameaças tendo em vista as peculiaridades de cada edificação.

Caso contrário, haverá perda de recursos e o sistema apresentará falhas em oferecer maior proteção contra as ameaças, que podem ser natureza diversa, como:

  • Furtos de bens tangíveis e/ou intangíveis;
  • Assaltos;
  • Abordagens criminosas de moradores ou trabalhadores do local;
  • Incêndios;
  • Sabotagens empresariais;
  • Sequestros;
  • Acidentes;
  • Danos causados por eventos naturais.

Ações e estratégias no dia a dia

O primeiro passo para se delinear o projeto de Segurança Patrimonial é a definição clara de todos os fatores de risco e o levantamento de todos os pontos vulneráveis na edificação.

Desse modo é possível definir as medidas a serem adotadas, objetivando protocolos de segurança, equipamentos a serem instalados e a composição de uma eventual equipe de segurança.

O sistema, uma vez operante, usará técnicas e recursos visando principalmente:

  • Implantação de medidas de prevenção de ocorrências de riscos (previamente definidos);
  • Monitorar e controlar o acesso de pessoas (moradores, trabalhadores, visitantes, fornecedores e visitantes ocasionais) e também o fluxo de objetos em áreas definidas;
  • Administrar a prática diária de protocolos e normas gerais de procedimentos de segurança no local;
  • Atuar imediatamente quando necessário para garantir a segurança do local e de seus moradores, conforme as normas de segurança previamente estabelecidas.

A tecnologia

Hoje em dia – e cada vez mais – a tecnologia faz parte de quase todos os projetos de segurança. Ainda mais quando falamos em sistemas de segurança.

Em Segurança Patrimonial a situação não é diferente, e os dispositivos, sensores, redes de comunicação etc. são parte indispensável para todo projeto eficiente.

Como já dissemos, cada local possui suas peculiaridades. E os dispositivos tecnológicos a serem implantados serão escolhidos conforme as variáveis de cada edificação.

Dentre os dispositivos mais usados, podemos citar:

Sistemas de alarme: construídos com a instalação de sensores diversos no local. Quando da identificação de uma ocorrência suspeita, um sinal de alerta é emit

ido, e as medidas de segurança são colocas em prática.

Os tipos de sensores, com o avanço tecnológico, aumentam a cada dia. Os principais hoje são os sensores acionados por movimento, detecção por infravermelho, micro-ondas, vibração, magnetismo e barulho.

Câmeras: cada vez mais vistas em residências, fachadas e até mesmo locais públicos, o uso desse tipo de equipamento cresce de modo exponencial. Um estudo recente aponta que até 2021 teremos mais de 1 bilhão de câmeras instaladas no mundo.

As câmeras são uma ferramenta indispensável quando também pensamos em sistemas de monitoramento, no qual uma central de vigilância à distância acompanha a movimentação do local. Elas também permitem que o morador ou administrador visualize o local em tempo real via internet.

Uma grande vantagem das câmeras é que elas permitem a checagem visual de ocorrências, favorecendo tomadas de decisão mais precisas.

Cercas: as mais baratas são as cercas físicas, geralmente com pontas ou farpas para ferir algum intruso que queria pular um muro ou portão. As mais sofisticadas são as cercas elétricas, que, ao serem tocadas pelo invasor, emitem uma descarga que irá atordoá-lo (devido à baixa corrente, animais e o próprio invasor não correm riscos maiores). Também existem as cercas mistas, que oferecem, ao mesmo tempo, proteção física e elétrica.

Portaria Remota: sistema de uso também crescente, a Portaria Remota substitui o porteiro físico. Com o uso de recursos tecnológicos diversos, o sistema oferece ganhos em segurança além de oferecer economia financeira.

Controle de acesso: também fazendo uso de diversos recursos tecnológicos, muitos deles de controle biométrico, os sistemas de controle de acesso vão monitorar, registrar, administrar o acesso de pessoas e bens em locais definidos. Os equipamentos fazem uso de identificação por íris, reconhecimento facial, digital, identificação OCR (para veículos) e outros.


Como implantar a Segurança Patrimonial?

Com o que foi exposto até aqui, fica evidente que a elaboração de um sistema eficiente de Segurança Patrimonial exige uma série de especificações que pedem conhecimentos profissionais.

A análise, desenvolvimento de projeto e implantação dos recursos e ações exigem o acompanhamento de desenvolvedores do setor. Nada impede, claro, que a edificação queria por conta própria desenvolver seu próprio projeto. Porém, com isso, cresce o risco de não se conseguir desenvolver um projeto adequado e, ainda mais, ter desperdício financeiro.

Já um fornecedor da área, uma empresa de serviços de segurança tecnológica e terceirização, terá recursos para oferecer um projeto adequado, juntamente com mão de obra qualificada e com maior produtividade.

Outro aspecto na terceirização da solução em Segurança Patrimonial é que uma empresa competente da área está a par das novidades tecnológicas e, por fazer compras de equipamentos em maior quantidade, tem maior potencial de barganha.

Por fim, uma empresa da área deve possuir um quadro de funcionários já com treinamento e especialização para oferecer o melhor projeto para suas necessidades.

…..

Se você quiser saber mais sobre soluções e sistemas em Segurança Patrimonial, fale conosco. Temos uma equipe de consultores à disposição para visitar seu local e desenvolver um projeto exclusivo para suas necessidades.


Aqui, na seção blog da Interport, você encontra artigos com dicas práticas e informações de qualidade sobre diversos assuntos ligados à segurança tecnológica e terceirização.

Por isso cadastre-se conosco. Avisaremos você quando novos artigos forem publicados. Mantenha-se informado!


Cadastre-se

Receba nossas newsletters por e-mail. Seja um dos primeiros a saber sobre novos artigos e outras novidades do mercado.T

Share This

Compartilhe

Divulgue este artigo!