Rua Silveira Campos, 375 - São Paulo-SP 11 2366-3380 11 3349-3387 11 3349-3380

Sanitização: Entenda o que é e como pode ser útil no combate ao Covid-19 dentro dos condomínios.

agosto 08, 2020 | Condomínios, Portaria Remota, Segurança, Terceirização

Sanitização: Entenda o que é e como pode ser útil no combate ao Covid-19 dentro dos condomínios.



Desde março, o Governo Federal declarou estado de calamidade pública devido ao COVID-19, conhecido como coronavírus.

Em meio ao avanço da pandemia, toda a sociedade brasileira e o mundo sofreram graves impactos causados. Não somente pela rapidez assustadora de número de mortos, bem como a economia dos países atingidos. Não foi diferente no âmbito dos condomínios, seja nas relações trabalhistas com funcionários orgânicos, na realização das assembleias ordinárias, nos níveis de arrecadação ou no uso das áreas comuns/lazer.

Para os síndicos, tornou-se um desafio gerir tantas mudanças e criar medidas estratégicas para conter a proliferação do vírus e atenuar o surgimento de novas tensões entre moradores.


Na prática, apenas restringir ou limitar o uso de áreas não é o suficiente para diminuir os riscos de contágio.

Por isso, a Interport preparou um artigo que vai te ajudar a minimizar os riscos de contágio e promover um ambiente mais seguro.

    Você vai conferir:

  • O que é a sanitização?
  • Como é feita a sanitização?
  • Como pode ser útil no combate a pandemia dentro do condomínio?

1. O que é a sanitização?

A sanitização é um processo de descontaminação de ambientes e superfícies que reduz, de modo significativo, a quantidade de micro-organismos alojados em áreas abertas ou fechadas.

Durante o processo, é utilizado ativos testados em laboratório, que agem inativando e destruindo grupos de agentes virais. O produto utilizado nesse processo é denominado sanitizante, e se utilizado de acordo com orientações adequadas, pode eliminar vírus e bactérias em 99,9% dentro de até 5 minutos.

2. Como é feita a sanitização?

O processo de sanitização é feito através da nebulização de ambientes por profissionais especializados com os devidos EPIs (equipamentos de proteção individual). É importante que, durante a aplicação, a área seja isolada, por pelo menos 40 minutos, para que tenha o efeito de criar camadas protetoras nas áreas sanitizadas, inibindo os vírus e microrganismos nocivos à saúde.

Quanto ao tempo de aplicação, varia de acordo com as medidas de cada ambiente a ser sanitizado.

3. Como a sanitização pode ser útil no combate a pandemia dentro do condomínio?

Segundo estudo publicado no The New England Journal of Medicine (leia a matéria aqui) o novo coronavírus pode permanecer em determinadas superfícies por até 3 dias. Dessa forma, a sanitização frequente das áreas do condomínio se faz fundamental para reduzir os riscos de contágio, principalmente levando em consideração o momento de reabertura.

Outro benefício que pode surgir, a partir da aplicação regular da sanitização, é o aumento do nível de confiança entre os moradores. Mesmo que muitos síndicos já tem aderido a reabertura das áreas, muitos moradores ainda se sentem inseguros de acessar os espaços por não haver garantia de que eles estejam desinfetados.

Nesse sentido, quando você, síndico, se preocupa e se propõe a assepsia constante no condomínio, o nível de confiança desses mesmos moradores poderá aumentar, além da percepção positiva entre eles em torno da sua gestão.


...

O que se pode concluir?

O combate ao avanço da pandemia do novo coronavírus continua sendo travado dentro e fora dos condomínios. E a essa altura, apesar do expressivo aumento do número de casos e óbitos, já conseguimos amadurecer a respeito de como encarar e lidar com a situação.

No entanto, segue o compromisso e a responsabilidade da sociedade e, principalmente, do síndico, em compreender e fazer tudo aquilo que for necessário para continuar promovendo o bem-estar coletivo.

Há 20 anos, o Grupo Interport está junto com você disponibilizando os melhores serviços para condomínio.


Aqui, na seção blog da Interport, você encontra artigos com dicas práticas e informações de qualidade sobre diversos assuntos ligados à segurança tecnológica, terceirização e condomínios.

Por isso cadastre-se conosco. Avisaremos você quando novos artigos forem publicados. Mantenha-se informado!


Solicite um orçamento

NEWSLETTER


Whatsapp Interport Whatsapp Interport