Morar com proteção e segurança é um dos objetivos de toda família. E essa legítima preocupação vem ganhando um novo aliado: Os sistemas de segurança eletrônica que fazem uso da inteligência artificial.

Desde os altos índices de violência que vemos nos noticiários até as ondas de assaltos que ocorrem com certa frequência, a verdade é que, para os moradores de um condomínio, o importante é afastar o perigo para bem longe, mantendo qualquer pessoa má intencionada do lado de fora dos muros.

…..

Para que os recursos de segurança no condomínio funcionem adequadamente, são necessários vários fatores conjugados e operantes em sintonia. Além da dedicação do síndico, é preciso que os funcionários estejam bem treinados, que os moradores respeitem as normas de proteção do local e que equipamentos eficazes estejam em perfeita operação, justamente para o sistema de segurança funcionar de modo eficiente. 

Mas como detectar atos suspeitos e trazer mais segurança para o condomínio, deixando o ambiente seguro e tranquilo para os condôminos? 

Aqui entra em cena uma novidade tecnológica: os sistemas de segurança que utilizam a inteligência artificial, que atuam na identificação de movimentações e eventos suspeitos com precisão e rapidez.

…..

Organizamos nesse artigo algumas orientações que vão ajudar os síndicos, os funcionários do condomínio e os moradores a inibir a ação de criminosos, além de explicar o potencial de um sistema de segurança com inteligência artificial e seu papel para a vigilância do local.

Leia neste artigo Smart View: como detectar atos suspeitos através de um sistema de segurança com inteligência artificial: 

  • O sistema de segurança e a detecção de movimentos estranhos
  • 7 Procedimentos para aumentar a proteção junto ao sistema de segurança
  • Sistema de segurança com a eficácia da inteligência artificial

…..

Aqui, na seção de artigos da Interport, você descobre diversas soluções eficazes para a administração de condomínios.

Mantenha-se informado! Cadastre seu e-mail no final desta página para ser avisado sempre que novos conteúdos forem publicados.


 

O funcionamento do sistema de segurança na detecção de movimentos estranhos

É bastante comum que tentativas de crimes aconteçam em condomínios, já que há um enorme entra e sai de pessoas todos os dias, atraindo os esforços de criminosos para praticar os delitos. Embora uma equipe de funcionários bem treinados ajude a diminuir os riscos, o que traz uma diferença prática é o sistema de segurança operando com equipamentos de qualidade.

Quando o condomínio possui um sistema integrado de câmeras inteligentes, alarmes, cercas elétricas, iluminação, controle de acesso, central de monitoramento 24h e outras soluções, existem menos riscos que podem lesar os condôminos de alguma maneira. O pleno funcionamento desse sistema monitora e detecta movimentos estranhos sem deixar que nenhuma situação anormal evolua.

É recomendado optar pela instalação de equipamentos de última geração, pois a tecnologia auxilia no enfrentamento do perigo contra a segurança do condomínio sem um mau funcionamento, que pode apresentar falhas, travamentos e quedas, além de ajudar as equipes no combate mais assertivo de circunstâncias críticas.


 

Os 7 procedimentos a fazem em conjunto com o sistema de segurança

Para aprimorar a precaução no condomínio, existem diversas ações possíveis que são realmente necessárias a fim de evitar o perigo, seja uma instrução detalhada ou a conscientização dos condôminos.

Pensando nisso, destacamos abaixo algumas medidas de segurança que podem ser adotadas pelo síndico e repassadas aos funcionários do condomínio e aos moradores:

  • Dar orientações de segurança ao porteiro, zelador e funcionários;
  • Admitir a autorização de entrada com critérios rígidos;
  • Impedir que o entregador leve a encomenda para dentro do condomínio;
  • Cadastrar os dados pessoais dos moradores e dos seus veículos;
  • Manter o veículo trancado, sem pertences à vista;
  • Nunca conversar sobre a vida e a rotina dos condôminos;
  • Deixar as entradas do condomínio fechadas durante a limpeza e o recolhimento de lixo.

Lembramos que estas medidas apenas contribuem para haver mais proteção e não substituem a demanda por um sistema de segurança para proteger o condomínio, afinal, a ação conjunta é mais eficaz do que escolher apenas uma dessas possibilidades.


 

A inteligência artificial como nova ferramenta para promover a segurança em condomínios

A tecnologia, como todos sabemos, vem avançando aos saltos nos últimos anos. E, cada vez mais, surgem mecanismos e ferramentas que fazem uso de recursos até então inimagináveis para potencializar resultados.

Em segurança eletrônica ocorre o mesmo. E um dos novos e mais avançados recursos disponíveis hoje é o uso da inteligência artificial.

Um sistema de segurança eletrônica operante com inteligência artificial é capaz de estudar por conta própria e aprender os movimentos que ocorrem em ambientes externos e internos no condomínio, além de identificar padrões suspeitos com potencial de prejudicar a segurança local.

Caso haja um evento que fuja dos padrões de comportamento e de movimentação, o sistema aciona automaticamente o sistema de segurança, para que haja uma verificação imediata.

E a Interport, sintonizada com os mais modernos recursos eletrônicos em segurança eletrônica, traz o Smart View, um sistema de segurança que, fazendo uso da inteligência artificial, potencializa a defesa do condomínio.

O Smart View é totalmente integrado com a nossa central de monitoramento, que se dedica, em tempo real, a checar os eventos com o acompanhamento de agentes especializados. Esse trabalho contínuo agiliza o processo ativo de tomada de decisão e providências para solucionar os problemas de segurança.

Esse sistema, conectado às câmeras de vigilância e a outros recursos de monitoramento, guarda uma média de movimentações nos bancos de dados em todos os horários do dia e facilita a identificação de fluxos de pessoas intensos e fora do comum. A central de monitoramento é acionada imediatamente e o síndico é alertado sobre toda a situação.

As vantagens de utilizar o Smart View para a segurança do condomínio vão desde a tecnologia autônoma, que executa suas funções sem que se exija a presença de uma pessoa para efetuar as identificações, até a análise antecipada de uma ocorrência incomum nos arredores do condomínio, disparando alarmes a partir dos dados previamente armazenados.

Adotando as medidas que comentamos aqui neste artigo, o síndico tem maiores chances de resolver a insegurança que afeta a rotina dos condôminos, afastar o perigo do condomínio e manter a tranquilidade no local.

Agora que você conhece o poder que a inteligência artificial tem no momento de detectar e responder atos suspeitos e sabe que o Smart View opera com esse recurso, está na hora de melhorar o sistema de segurança do seu condomínio e expandir a proteção dos moradores.

Clique aqui e fale com um profissional da Interport para ter mais vigilância tecnológica no seu condomínio com o sistema de segurança Smart View.


Aqui, na seção blog da Interport, você encontra artigos com dicas práticas e informações de qualidade sobre diversos assuntos ligados ao mundo condominial, segurança tecnológica e terceirização.

Por isso, cadastre-se conosco. Avisaremos você quando novos artigos forem publicados. Mantenha-se informado!


 

Cadastre-se

Receba nossas newsletters por e-mail. Seja um dos primeiros a saber sobre novos artigos e outras novidades do mercado.T

 

Share This

Compartilhe

Divulgue este artigo!